Keila Knobel
Impermanências Desprezadas e Cultivadas
Live com a artista
Projeto Educativo
Impermanências Desprezadas e Cultivadas
Em cartaz de 1/out a 26/nov/2022
Uma exposição que reforça a presença do binômio arte e natureza, aqui sob o olhar questionador de Keila Knobel acerca das diferenças (de valor?) atribuídas às plantas espontâneas e às eleitas para comporem um jardim. Trata-se de uma produção que parece nos indagar sobre o tempo de duração da imagem, sobre as derivas que antecedem sua produção quando se busca por determinadas formas, cores e espécies, bem como revelam-se em imagens condutoras da sorte dos encontros e cultivos que acabam por definir a metodologia do projeto.
Os elementos selecionados para esta mostra revelam a amplitude poética alcançada pela artista. Na configuração proposta para a Casa de Eva, impressões de antotipos, impressões botânicas sobre papéis e tecido, fotografias, coletas de ramos e flores, além de outros elementos de processo do ateliê são dispostos em conjuntos em uma ordem mais sensível que racional, multiplicados de modos variados em uma organização plástica e conceitual tomada por referenciais de pesquisa em curso: intervenções, desenhos, anotações na forma de textos, registros fotográficos de processo, indicações de leitura em fontes científicas.
A evanescência das flores, conduzidas por operação artística, induz ao olhar delongado e ao interesse pela sutileza dos detalhes das formas e desenhos produzidos por e a partir de silhuetas e cores de plantas promove um tipo de visualidade composto por imagens sabedoras de sua própria contingência; imagens convidativas para o (re)conhecimento de seu curso, em processo. Estão à vista, mas sempre por um fio.
Sylvia Furegatti
Curadora
Keila Knobel
Nascida e residente em Campinas (1973), dedicou-se por 25 anos à fonoaudiologia. Em 2016 deu início à sua transição de carreira, na pós-graduação em “Livros para a Infância", n’A Casa Tombada. Suas produções resultam de investigações sobre a transformação, a impermanência, a memória e a relação entre plantas cultivadas e espontâneas. Assumiu o livro-objeto e o livro de artista como seus principais suportes. Esta é sua primeira exposição individual.