logo_Casa_999759_Prancheta 1.png

Quase Escondido e Outros Vestígios

Vane Barini

Curadoria: Fabiana Bruno

Vídeo
Quase Escondido Outros Vestígios
Live com Vane Barini e Sheila Oliveira
Quase Escondido e Outros Vestígios
Em cartaz de 20/nov/2021 a 15/jan/2022

Aparições delicadamente emergidas do ordinário fotográfico. Pequenos clarões a revelar vestígios do Quase Escondido de histórias. Vasculhando os sítios da memória, a artista visual e fotógrafa Vane Barini reúne nesta exposição obras produzidas ao longo dos últimos dois anos.

 

Tendo como vórtice o seu fotolivro Quase Escondido, publicado em 2017, os trabalhos instigam conhecer histórias segredadas em cartas cifradas, palavras quase apagadas, negativos-fósseis, filmes montados em diapositivos não-revelados.

 

Vestígios materiais trabalhados com uma estética sensível e reluzente trazem a esta exposição a atmosfera misteriosa de imagens cúmplices, imagens-afeto, imagens-vagalume. As obras fotográficas, cinéticas e escultóricas indagam a quem endereçar indícios de histórias singulares que arquivamos ao longo de uma existência?

 

Palavras, imagens, inscrições, cicatrizes e lampejos nos afetam e nos interrogam em suas fantasmagorias. Pedaços de imagens nos lançam ao mundo imaginário, no qual a realidade é sempre uma invenção que cintila, ao abrir e fechar de olhos, com imagens de imagens. Fabiana Bruno

Fabiana Bruno

FICHA TÉCNICA

Curadoria: Fabiana Bruno

Montagem e iluminação: Rogério Borges

Comunicação Visual: Camila Almeida

Agradecimentos especiais a Elaine Pessoa e Ana Angélica Costa

Vane Barini

Vane Barini vive e trabalha em Campinas. Graduada em Arquitetura e Urbanismo, voltou-se primeiramente para a Fotografia Analógica e depois para as Artes Plásticas. Constrói seu trabalho quase sempre a partir de fotografias. Nas ruas, tomando cenas cotidianas de pessoas comuns, quase sempre urbanas, a partir de certa distância e muitas vezes através de anteparos, a artista constrói séries de narrativas. Alguns outros temas relevantes para ela também são a paisagem, o uso de fotografias vernaculares, os vídeos feitos a partir de fotografias e os Livros de Artista.
vanebarini.com @vanebarini